segunda-feira, 26 de julho de 2010

Memórias e Declarações da Noite.


Vez por outra me surpreendo com as afirmações de certas pessoas.
Hoje estava conversando com uma amiga querida, e depois de alguns insights, ela declarou:
- Frei, percebi que voce voltou um pouco diferente da sua viagem!
Ela notara que eu estava mais sério, menos sorridente e com o timbre de voz mais grave.

Confesso: passo por mudanças.
Meu coração está mais calmo.
Passei a desejar uma espiritualidade de afetos.
Abandonei o esforço de fazer de minhas orações uma técnica de cativar a Deus.
Hoje aceito que oração tem mais a ver com a compaixão.
Por isso, sinto-me mais motivado a procurar a dimensão paterna de Deus na Biblia.
Desejo ter o coração e a alma tocados pela paz que vem de saber-me amado e querido pelo Senhor.

Nesta nova caminhada, depois dos dias passados em Israel, decidi re-dimensionar minha leitura da vida.  
Estou aprendendo que rezar é inspirar ausência.
Que espiritualidade é sentir-se só.
É suplicar consolo de um pai bom e amoroso.Que Fé é uma aposta no escuro e só se entende bem a Deus com o coração.

Sem muito barulho, estou tentando colocar a minha alma numa quietude parecida com a que o sumo sacerdote experimentava ao entrar no Santo dos Santos.

Noto que nossas celebrações, as vezes, são agitadas.
E eu, elétrico por natureza, deixo passar desapercebido, a graça de Deus que sopra na brisa leve e mansa do simples fato de estar em paz com minha alma.
Aceito que na agitação, evitamos o confronto com a interioridade e, consequentemente, com Deus. Agora, só agora, começo a intuir o significado de orar no quarto fechado, em secreto.

Depois de tanto pensar, começo  a ler as Escrituras com mais coração.
Minha nova forma de enxergar a Fé, se concentra em perceber o amor e a bondade gratuita do criador nas pessoas.
Desisti da pretensão de chegar à verdade simplesmente decorando textos.
Eu quero perceber o recado de Deus nas entrelinhas, do Pai que me ama sem que eu mereça. Isso se chama graça.

Quero me desfazer dos cadarços que me prendiam a uma interretação moralista dos comportamentos humanos a partir dos textos.

Desejo vivenciar minha espiritualidade em atos devocionais.
Por onde passo, quero com minha vida destilar ternura e abraçar as pessoas que amo.
Quero ser um portador vivo da presença do Deus que me quer bem e deseja que todos chegem ao conhecimento da sua vontade.

Nesta nova empreitada, pretendo transformar-me em um adorador, que faz do seguimento de Jesus uma expressão viva de interioridade.
Rezo para que Ele me ajude a ser um instrumento do amor, que eu saiba também conduzir as pessoas ao bem maior.
Agradeço a ti, querida, o abraço e o carinho que consolaram minha'alma nesta noite.

No silêncio desta noite fria, despeço-me cantando, meu bom Jesus.

"...Não existe nada melhor
Do que ser amigo de Deus.
Caminhar seguro na Luz.
Desfrutar do seu amor.
Ter a paz no coração.
Viver sempre em comunhão.
E assim perceber, a grandeza do poder...
de Jesus, meu bom pastor."

Frei Eduardo F. Melo
Santa Teresa - ES
26 de julho de 2010.

5 comentários:

  1. Ebaaaa! texto novo!
    Passeando pelo paradoxo percebi uma atualização e fiquei feliz ao ler! rsrsrs
    É sempre bom ler o que toca a nossa alma, eu já disse e repito!
    Obrigada por nos fazer presente de suas palavras.

    ^^

    ResponderExcluir
  2. como diria um amigo querido, esse texto é a 'coisa mar linda' :) ...sempre encantando nossos coraçoes com palavras confissoes que brotam do coração...gostei muito, nao tiro nem acresecento palavras...quanto a essa parte "Rezo para que Ele me ajude a ser um instrumento do amor, que eu saiba também conduzir as pessoas ao bem maior" voce ja o faz amigo e digamos com grande 'maestria', humildade e bondade que ha em seu coração...despeço-me com um comentario menor (axo) que o agora penultimo o que nao muda o fato de estar com a alma invadida por sentimentos bons, que nem sei ao certo descrever, como toda vez que saio por aqui..uma coisa é certa sempre que passo por aqui, sinto-me mais proxima do nosso Pai...
    um abraço sincero e um beijo no core...

    ResponderExcluir
  3. Pra variar...vou dizer q esse blog está lindo, como sempre, desde o dia em q li pela primeira vez!
    Bjooss

    ResponderExcluir
  4. __________________

    Querida mais querida.
    Obrigado pelo carinho!!
    Abraçooo...a paz.
    FRei Eduardo F.
    ________________________

    ResponderExcluir
  5. Não sou mto chegada em leituras não...
    Mas esse blog
    é minha leitura diária
    além da bíblia é claro...
    O que preciso ouvir está aki
    E VC , COMO SEMPRE ME EMOCIONANDO COM SUAS PALAVRAS
    É raro eu passar por aki sem chorar
    Que Deus te abençoe sempre
    E que o Espirito Santo te toque cada vez mais
    Bjos no s2

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.