quinta-feira, 2 de junho de 2011

Novos Ensaios...


Recentemente fui abordado por uma senhora aqui no bairro onde moro.
Ela havia participado de uma celebração onde eu estava, e por uma má interpretação de minhas palavras, seu coração ficou perturbado naquela noite.
Meu modo de falar tinha lhe dado a impressão de que eu desconfiava do poder da oração. Assim, ela não hesitou em disparar a "pergunta" que muitas pessoas carregam e fazem silenciosamente no coração.
 
Frei, você não acredita que a oração tenha poder de transformar o mundo e as pessoas?
Costumo dizer para as pessoas, que orar para que certas coisas aconteçam se torna, as vezes, um ato de Irresponsabilidade da nossa parte.
Explico-me:
 
Por exemplo: pra que uma pessoa orar pela interrupção do aquecimento global se isso não vai resolver nada? Pra que orar para que se acabe a fome na África, se não nos envolvermos sériamente na causa dos mais empobrecidos daquele continente?
 
O que vai resolver é agir, tomarmos atitudes.
Colocar mãos a obra e se comprometer de verdade em consumir menos, poluir menos, ter uma vida mais simples, respeitar o planeta que é um organismo vivo, ajudar solidariamente os mais pobres é que pode mudar este mundo.
 
As vezes, creio que orar vai ajudar a mudar a nossa mente, o nosso modo de ver as coisas.
Sinceramente não acredito que uma oração pode "empurrar" Deus a fazer alguma coisa. Porque é a nossa mentalidade que precisa ser mudada, não a de Deus.
Acredito também que Deus está em cada pessoa, e que é "real" essa conexão invisível entre todos os seres humanos.
A mente humana ainda possui muitos mistérios a desvendar.

Também gosto de dizer que nós somos o corpo de Deus aqui na Terra...
somos os braços dEle, quando estendemos a mão a quem está caído.
Podemos ser os pés dEle, quando caminhamos junto dos que precisam de apoio e de ajuda concreta.
Podemos ser expressão do cuidado e da ternura do nosso Deus quando podemos consolar alguém que precisa de afeto e carinho.
Então cabem a nós, as ações que muitas vezes achamos que devem vir dEle, que esperamos que caiam do céu.
 
Alimentar os famintos, dar de beber a quem tem sede, teto a quem não tem onde morar, roupa para quem não tem o que vestir, consolo a quem sofre, compartilhar a vida, a morte: essa é a nossa missão.

Creio nisso.
Salamaleiko.

7 comentários:

  1. Que os cristãos tomem consciência da urgência em agir antes de esperarem que as resoluções dos problemas do mundo caiam do céu. Abraço!
    Miguel Angelo

    ResponderExcluir
  2. Perfeito este pensamento concordo plena mente!
    Infelizmente alguns Cristãos sempre colocam toda a responsabilidade do que acontece no Mundo em Deus, para retirar a sua própria!
    Prefere sempre reclamar do problema ao invés de buscar a solução, é cômodo colocar a culpa em Deus, No Governo , Na Igreja ... E Nunca em si próprio! Os ensinamentos do Senhor são claros
    " A oração sem ação é Morta!!!"
    Então...
    Povo de Deus já passou da hora de "levantar as mangas e colocar a mão na Massa"!!
    A paz de Jesus.
    Igor e Kamüller Miller

    ResponderExcluir
  3. Acredito no poder da oração, muitas vezes foi através do meu joelho dobrado que consegui viver melhor, acho importante viver em oração. O próprio Jesus falou "orai e vigiai". Acho que quando oro me conecto melhor com o divino com o que e sagrado. Claro que quando o joelho se dobra é preciso que ao levantarmos estejamos mas fortalecidos para melhorar um pouco nossa vida e consequentemente as que estão ao nosso redor.
    Quando vejo uma pessoa que está em dificuldades, mas naquele momento não sei como ajudar, oro por ela. Não sei porque, mas fico com a certeza que Deus vai fazer alguma coisa.
    Beatriz M
    Sua bênção...

    ResponderExcluir
  4. Também concordo com esses "Novos ensaios...". Muitas pessoas esquecem de fazer a sua parte. Deus faz, realiza o impossível, então, penso que aquilo que é possível cabe a nós. A oração tem um poder enorme, mas é necessária também a nossa ação. Deus quer os seus filhos felizes, mas é preciso que cada um faça a sua parte.
    Paz e Bem!
    Ana Paula (Paróquia Santo Cristo dos Milagres)

    ResponderExcluir
  5. Concordo com você... lindo o fato de que somos o corpo de Deus na terra, para AGIR no mundo e a INSPIRAÇÃO vem d'Ele para atuarmos e termos força nos momentos insuportáveis da existência.
    Abraaaaaaaaaaação, Eliane

    ResponderExcluir
  6. Ola Eduardo,


    Essa posição sobre a oração acho a mais fácil de acreditar no mundo de hoje,afinal no pós iluministmo a crença é de que Deus fez o mundo e deixou para nós cuidamos. Para tal pensamento sua obra terminou na criação. Várias vezes fui tentado a pensar assim, afinal de contas traz um chamado a ação do qual muito precisamos.

    No entanto, tendo a discordar dela. Para falar a verdade acho que está em contradição com muito daquilo que o próprio Jesus disse no Evangelho. Também acho que tal posição faz com com que muitas das belíssimas vocações que sugiram na Igreja pecam o valor, afinal os institutos contemplativos seriam nada se a oração não possuísse um valor intrínseco.

    C. S. Lewis disse que na oração Deus partilhou conosco a caualidade. Tendo a concordar com ele e achar que as Marias são, no mínimos tão importantes quanto as Martas. E que, pedir pela conversão de alguém a Deus é tão importante quando falar de Deus a essa pessoa. Que pedir a Deus justiça no mundo e tão importante quanto me esforçar por essa justiça.

    O oração não se opõe a oração, mas ambas se completam. Não acho que a oração que ora por um filho doente é inócua, por exemplo. Claro que sem sempre o filho será curado, mas não acredidto num Deus impassível como o Deus filósofos. Como Pascal, conheci o de Abraão, Isaac e Jacó.

    Posso estar sendo ingênuo e não sou teólogo, mas a fé que recebi é assim.

    abraços e espero que possamos continuar o papo, quem sabe nos encontrando um dia. Agora vc mora bem mais pert...

    Alessandro Garcia

    ResponderExcluir
  7. Reli o texto agora e acho que fui um pouco injusto no comentário anterior. Continho achando que a oração não serve para mais que mudar nossa responsabilidade, mas embora o texto tenha pontos ambíguos ele não afirmou diretamente que a oração não serve para mais nada. Acho que dá a entender um pouco isso, mas não é tão radical.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.