quinta-feira, 22 de julho de 2010

Debaixo daquelas Pedras - Impressões de Israel (Parte 1)


Ter estado em Israel, acredito, foi um divisor de águas em minha vida.
O sonho de adolescente, as imagens daquele deserto sem mundo, a simples idéia de um dia pisar naquele lugar onde viveu "o santo da Terra" acabou se realizando bem antes que imaginava.
Guardo com intensa saudade os momentos vividos naquele áspero e belo mundo.
Ninguém volta de Jerusalém do mesmo jeito que chegou.

Hoje, olhando para trás, me vejo mais sensato.
Apesar de meus poucos anos, considero-me uma pessoa mais prudente.
Aprendo com o Lenine "que tudo sempre pede um pouco mais de calma e que a vida é tão rara."
Hoje, mais do que nunca, aceito a teoria de que tudo o que começa rápido demais, sempre termina, do mesmo modo, rápido demais.
Por causa disso, redimensionei minhas amizades.

Desde que entrei para a vida Religiosa venho aprendendo a lidar melhor com as sombras de minh'alma.

Nessa jornada espiritual, perdi o medo de mostrar minha vulnerabilidade.
Já temi ser censurado por algumas pessoas por causa de minha fragilidade.
Tentei, muitas vezes, impressionar as pessoas com discursos valentes, quando, inseguro, eu pedia que Deus segurasse minha mão.

Assim, hoje, descanso.
Sinto-me livre para afirmar que ainda estou em construção.
Meu mestre, em nenhum momento de sua trajetória, disse que estava totalmente ciente da vida.
Sou um projeto inacabado e não quero esconder minhas ambigüidades.
Quando me sentir cansado, terei a liberdade de desabafar com o meu bom e amado Jesus e com aqueles que fazem parte do meu coração.

Quando precisar lamentar e chorar, não hesitarei, igual a ele, quando triste e angustiado, disse:
“A minha alma está cheia de tristeza até a morte”.

Quando tiver vontade de rir e de abraçar, não temerei os "juízes" que me abservam nas esquinas e nas praças da cidade.
Eles já têm a quem os julgue.
Hoje, sinceramente já não me importo de não parecer tão forte.
Busco não me engessar nos conceitos em que me apoiava.
Só não quero perder a leveza de minha alma.
Essa é minha nova meta.

Quero seguir o exemplo de Jesus que...
em nome da vida, não temeu contradizer as rígidas normas religiosas de seu tempo.
Busco a coragem de meu mestre, que não respeitou os preconceitos sociais espúrios de seus opositores...
Busco a audácia do Nazareno, que soube quebrar os paradigmas do farisaismo reinate, quando conversou com prostitutas e acolheu pecadores em sua companhia...

Quero permanecer alerta para não me tornar um dogmático intolerante e cego em minhas convicções.
Anseio por uma humanidade não fingida.
Lerei a Bíblia também contra mim. Coisa dificil de ser feita.
Rezarei não para que minha vontade esteja sempre em destaque, mas para que Ele faça de mim o que lhe aprouver.

Quero permitir que a bíblia penetre no mais profundo de meu ser...
Quero permitir que a Palavra de Deus ilumine as intenções nebulosas de meu coração.
Ela é espada cortante e penetrante, eu lembro bem desse texto.

Atenderei a admoestação do profeta Miquéias (6.8):

“Ele mostrou a você, ó homem, o que é bom e o que o Senhor exige de Ti: que pratiques a justiça, ames a verdade e andes humildemente com o seu Deus”.

Acredito que vem dele a minha teimosia de acreditar que não precisamos envelhecer  para começar a viver os valores do evangelho.
E como tudo passa rapidamente, sugiro que comecemos já.
Essa é a questão.

Frei Eduardo F. Melo
Santa Teresa - ES.
21 de julho de 2010.

5 comentários:

  1. É isso aí Frei!! Seja autêntico, sincero, amigo.
    Nunca perderá a leveza de sua alma.

    Abraços decolores!!

    ResponderExcluir
  2. Frei, que alegria - apesar de me emocionar sempre que por aqui apareço - poder visitar um blog como o seu sabe, onde com palavras simples voce consegue consegue trazer pra gente, pelo para mim, um grande aprendizado..a cada texto voce mostra muito de quem é realmente Eduardo faleiro Melo, um Frei querido, amigo e que encanta muita gente com seu jeito verdadeiro de ser, que fala/prega com palavras humildes mas que "causam" emoçoes, alegrias, reflexoes, um misto de sentimentos bons, apesar de que algumas vezes refletimos sobre a maldade que ha nesse mundo, o que nao entristece, pois a alegria de saber que existe no mundo um alguem com o coração tao grande, bom, humilde como o seu, é muito maior...nao sei escrever como voce amigo, mas o fato é nas vezes que venho ao seu blog e que vou postar um comentario é raro nao faze-lo e terminar com lagrimas nos olhos, mas ao lagrimas de alegria e gratidao. gratidao a Deus por ter enviado um servo tao amado como voce, pra nosso meio..
    um abraço fraterno...
    Fica com Deus...



    "Tentei, muitas vezes, impressionar as pessoas com discursos valentes, quando, inseguro, eu pedia que Deus segurasse minha mão" - me tocou muito...

    ResponderExcluir
  3. Sim, esta é a questão!
    As pessoas precisam de mais simplicidade de coração, de aceitar os desígnios d'Ele sobre e além de suas vontades. E nesse grupo eu me incluo, todos nós precisamos, crer que o melhor ainda está por vir, que o nosso tempo não é o tempo de Deus.
    Mais um vez, obrigada!
    p.s.: Freei! Tenho uma novidade muito, muito, muitooo boa pra contar! =D
    ^^

    ResponderExcluir
  4. "Acredito que vem dele a minha teimosia de acreditar que não precisamos envelhecer para começar a viver os valores do evangelho".(Faleiro,Frei Eduardo,blogspot-Raízes da Alma,22/07/2010)...

    "O relógio mais certo do mundo é o do teimoso!"

    Ter perseverança e lutar pelos objetivos é muito bom.
    Ter uma meta e perseguir com determinação é melhor ainda.
    Mas, muita gente anda confundindo"determinação" com "teimosia",
    e por isso, anda sofrendo mais do que "pé em sapato apertado".
    Dando murro em ponta de faca,
    querendo fazer o que não consegue,
    tentando mudar quem não quer mudar,
    ter o que não pode ou não deve.

    Aprenda em primeiro lugar que até as pedras mudam de lugar,
    e nem precisam ser redondas para rolar pelo caminho,
    pois o tempo, através do vento, da chuva e outros elementos,
    vão cuidando de movimentar até as maiores rochas.
    Por isso acerte o relógio de seus anceios e regularize o tempo,mesmo que você o tenha na questão da linha cronológica do mesmo,certifique-se que não pularás fases de seus verdadeiros objetivos.
    Pense Nisso!
    Aflorármos e dividirmos conhecimentos é sempre bom..Adquiri-los entre amigos melhor ainda!
    :)
    abç

    ResponderExcluir
  5. Um dia estava Deus a pensar.
    No seu coração o desejo imenso de criar
    alguém que Ele pudesse amar,
    que existisse para ser feliz.
    Resolveu com amor e ternura, criar você
    por amor, para o amor.
    Nesse momento, Deus exultou
    de alegria em saber que você
    do jeitinho que é, iria se tornar realidade.
    E toda humanidade esperou radiante.
    E para a alegria de todos, você nasceu!
    Que Deus continue fazendo de ti,
    essa criação tão linda e tão amada!
    Bjos com carinho da Amiga

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.