domingo, 23 de dezembro de 2012

Transfiguração.



Dizem que Oscar Niemeyer projetou a Catedral de Brasília como uma metáfora da vida.
Ao contrário de outras igrejas, a entrada da catedral de Brasília desce e é escura. 
Ali está representada a idéia "da entrada do vale e da sombra da morte" narrada no Salmo 22. A luz só é contemplada quando, depois da descida, chegamos à nave e ficamos extasiados por tão grande imagem.
Niemeyer quis traduzir esta idéia com sua arquitetura.

O Salmo e a catedral descrevem a vida de cada ser humano, que por vezes declina e fica escura. 
Sempre existe alguém que sente o caminho, já estreito, rebaixar e afunilar. 
As poucas luzes atrapalham os passos. 
Descer desfalece. Faz doer os joelhos. Subir montanhas é atitude de gente "forte".
Quando falta ânimo, a alma mostra sinais de cansaço e pede “um pouco mais de calma”, como diria Lenine.

Todos nós já experimentamos na vida, momentos amargos e tristes. 
Nosso organismo absorve produndamente o abatimento que sofre a alma. 

Num determinado momento de minha vida, alegrava-me por ser um bom dorminhoco.
Mas, uma época, sem saber como, comecei a acordar entre três e quatro da madrugada. 
Um amigo me dizia que eu estava acordando cedo demais pelo excesso de preocupações pastorais.

Para contornar a insônia eu repetia algumas preces. 
Tentava concentrar o pensamento em algumas boas idéias. 
Rezava o terço a fim de apaziguar minha alma inquieta. As vezes, não adiantava!
Sem entender bem o motivo de minhas preocupações, essas noites eram meu "vale da sombra da morte".

Andar em vales escuros deixa a gente agoniado e com o "choro" entalado na garganta.
Agora, porém, na maturidade, noto que aumentaram alguns de meus prantos. 
Algumas situações fazem disparar o meu coração. 


Noites escuras também pedem terapia. 
Depois de alguns anos, perdi o medo e procurei uma terapeuta. 
Eu necessitava desabafar detalhes sobre o que espetava a minha alma em um ambiente desprovido de algumas culpas religiosas. 

Certo dia, comecei a sessão assim...
- Doutora, estou cansado! quero que o mundo pare, preciso descer. 
Ela fez um gesto com o rosto, olhou fundo e me disse:
- Eduardo, voce não precisa querer parar o mundo todo. 
Por que não parar algumas coisas e descer delas? 
Com olhar de menino que acaba de aprender a somar, restou-me sorrir e dizer: 
-É…verdade! Eu só precisava parar alguns carrosséis e descer deles.

Prestei atenção a certas luzes vermelhas que vinham piscando. 
E antes que a máquina pifasse, comecei a puxar alavancas.

"Desacelerar pode não ser questão de escolha, mas de sobrevivência. "

A "sombra da morte" do salmo 22 se projeta no caminho de todos. 
A música do Lenine tinha profunda razão: “A vida é tão rara”. 
No meio do caminho sombrio, aprendo a procurar a mão de outros viajantes.
Sei da importancia de prosseguir, mesmo junto a desconhecidos.

Como na metáfora da Catedral de Brasília, sei que nenhuma "noite escura" é eterna. 
Logo adiante, brilhará o clarão do dia.
Nos vales tenebrosos, torna-se necessário distanciarmo-nos de situações asfixiantes. 


Aprendo tardiamente que não adianta tentar esconder antigos ressentimentos. 
A alma nos pede o cuidado em cicatrizarmos feridas emocionais. 
Para que o coração esteja livre para amar, é necessário bater o pó da sandália, evitar qualquer sentimento de vingança.


Hoje, sei que devo agradecer.
Toda expressão de amor é digna de agradecimentos. 
Na solidão do caminho, aprendo a peneirar na literatura, nas andanças e na liturgia da vida uma fé que encha de beleza minh'alma inquieta. 
Busco na ação do Espírito divino a serenidade que me ajudará a lidar com os abismos de meu inquieto ser. 


Deixo de lado o receio de repetir o chavão: 
“hoje é o primeiro dia do resto de minha vida”. 
Atento, preciso saber identificar o que me esmaga contra o pó.
sigo confiante, na certeza de que...

"O melhor ainda está por vir..."

"Sei em quem coloquei a minha confiança, e sei também que Ele é capaz de guardar o meu depósito até o fim".

( 2 Timóteo 1, 12)

Salamaleiko.

3 comentários:

  1. Frei muito 10 esse texto, incrível como ele nos fala diretamente, cada um com certeza encontra aí um pedaço de si, se não o todo. Obrigada, medita-lo sempre me faz um bem tremendo. bjs

    ResponderExcluir
  2. ´
    E Frei como sempre suas palavras nos trazem ensinamentos. Ensinamentos de que encontramos em ti Deus a nossa força. Ensinamentos que mesmo FREI, temos um irmão humano e cheio de medos e lutas, assim como nós. Isso é que me faz criar tanta identificação. Estou AGRADECIDO, por mais uma vez ter a oportunidade de aprender que preciso "descer dos carrosséis" e não fazer o mundo parar.

    ResponderExcluir
  3. Sempre sábias, tocantes e reflexivas palavras, com essa sabedoria ímpar nos dá a força para puxarmos algumas alavancas.
    Encontrei nessas palavras partes de um todo do qual tem passado minha alma.
    Parabéns, todos as sua postagens são maravilhosas, bálsamos aos corações titubiantes.


    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.