sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Sobre noites de Natal - inquietações.




Daqui a pouco muitos de nós sairemos da igreja..
da celebração tão bonita de Natal e iremos para casa.
Louvaremos com nossa voz e nnosso coração o nascimento de nosso Senhor.
Nas ruas enfeitadas, encontraremos certo alvoroço, rostos alegres e animados. Talvez encontremos alguém ultimando as coisas para a grande ceia de Natal. 
Na celebração da missa nós acabamos de dizer Gloria a Deus nos céus e paz na terra aos homens de boa vontade. Para Deus toda a glória; aos homens, desejamos a paz.

Mas na realidade, o que nós vemos? 
Com certeza, algumas pesoas deitadas no chão, passando frio uma noite e outra também.
veremos ainda jovens na rua meio embriagados falando alto. É festa, esqueceu?
E aquela senhora? Pobre mulher, entre panos e papelões, entre uma parede mal pintada e a sujeira do entorno, entre tantas pessoas que passarão – como nós – a festejar com alegria e com uma ceia generosa o acontecimento central da história da humanidade.

Com esta reflexão não quero estragar essa noite...
nem quero que tenhamos peso de consciência ao comermos o peru natalino e brindarmos o nascimento de Cristo com champanhe.
Mas eu gostaria – isso sim – que não fossemos superficiais nessa noite e percebêssemos que todo o nosso alvoroço frequentemente contrasta, e fortemente, com o acontecimento da gruta de Belém:

"Jesus, acompanhado da sua mãe e do seu pai adotivo, algumas ovelhas e vacas, a natureza silenciosa e… ninguém mais. Peru? Champanhe? Árvore de Natal? Pisca-piscas? Nada disso, ao contrário, e simultaneamente mais bonito."

Além dos presentes, os pastores trouxeram algo para comer...
as luzes que enfeitam essa noite vem do mesmo Cristo, Sol da justiça, que dimana a sua luz pela lua, pelas estrelas e sobre as nossas vidas.

"A cruz já se vê prefigurada nesse despojamento inicial do Senhor, nessa "árvore de natal" que antecipa a árvore da cruz."

Hoje, na ceia do natal, nas grandes ou pequenas celebrações familiares, lembremo-nos de tantas pessoas cujo Natal reproduzirá o despojamento do Senhor em Belém. rezemos por elas e pensemos no que fazer para ajudar a esses nossos irmãos e irmãs necessitados.

Talvez possamos fazer alguma coisa..
talvez pouco, talvez já fizemos algo; o fato é que sempre podemos fazer alguma coisa e, o que é mais importante, rezaremos por eles.

"Ninguém é tão pobre que não tenha nada pra dar".

Caso essa reflexão nos tenha servido para fugir da superficialidade e entrar um pouco mais nas profundezas do mistério do natal...
então comeremos o peru e brindaremos com champanhe com um olhar mais profundo, com uma alegria mais autêntica.

Ao mesmo tempo, procuraremos fazer felizes a todos os que temos ao nosso lado. Nessa noite, não vamos procurar ser felizes, vamos dar felicidade, vamos procurar servir. Além do mais, vamos fazer tudo isso sem barulho, passando despercebidos. Consequência? Experimentaremos a alegria do Natal.

Desde que S. Francisco de Assis fez o primeiro presépio...
em 1223, na Itália, essa tradição tão cara ao coração dos cristãos tem dado frutos abundantes. Afinal, qual é a sua finalidade senão que entremos nas profundezas da autêntica gruta de Belém e estejamos aí com a Sagrada Família, com a nossa família?

Dessa maneira, aprenderemos a melhor servir, a amar mais e a entregar-nos sem reservas aos planos salvadores de Deus.

Um Feliz Natal a todos!

Frei Eduardo F. Melo
Teresópolis - RJ
24 de dezembro- 2010.

3 comentários:

  1. Este é realmente o o verdadeiro sentido da Natal, expressado em belas palavras!
    Mais uma vez um Feliz Natal pra senhor Frei!
    Você já é mais que abençoado!
    Saudades de sua amiga....
    Carla Fiorot

    ResponderExcluir
  2. Glória a Deus no céu e Paz na Terra aos homens...


    Amém!!!!

    Lindo e real...

    ResponderExcluir
  3. Frei querido,
    É muito bom estar com as pessoas que amamos na noite de natal. Mas nem todos compreendem a importância deste dia. Que bom seria se a humanidade compreendesse que Jesus nasceu para nos dar a vida, nos resgatar do pecado e da injustiça, nos direcionar para uma vida de esperança e amor!!
    Essa é a questão...

    Beijos. A Paz.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.