MENSAGEM DO PAPA BENTO XVI
PARA O 44º DIA MUNDIAL DAS COMUNICAÇÕES SOCIAIS
"O Sacerdote e a Pastoral no mundo digital:
as novas mídias ao serviço da Palavra"
O tema do próximo Dia Mundial das Comunicações Sociais "O sacerdote e a pastoral no mundo digital: as novas mídias ao serviço da Palavra" insere-se perfeitamente no trajeto da celebração de 2010 com o "Ano Sacerdotal" e oferece ao presbítero novas possibilidades para exercer o seu serviço à Palavra de Deus em seu trabalho de Evangelização.
Os meios modernos de comunicação...
Fazem parte dos instrumentos ordinários através dos quais as comunidades eclesiais se exprimem, entrando em contacto com o seu próprio território e estabelecendo comunicação com diversas "culturas", tornando cada vez mais importante e útil o uso da internet no ministério sacerdotal.
A tarefa primária do sacerdote é anunciar Cristo...
E Hoje, para dar respostas adequadas as grandes questões levantadas pelo ser humano no âmbito das grandes mudanças culturais, a internet torna-se um instrumento útil as vias de comunicação abertas pelas novas conquistas tecnológicas.
E Hoje, para dar respostas adequadas as grandes questões levantadas pelo ser humano no âmbito das grandes mudanças culturais, a internet torna-se um instrumento útil as vias de comunicação abertas pelas novas conquistas tecnológicas.

Por conseguinte, com a difusão da internet não só aumenta a responsabilidade do anúncio, mas este torna-se também mais premente reclamando um compromisso mais motivado e eficaz dos sacerdotes da Igreja.
A este respeito, o sacerdote acaba por encontrar-se como que no limiar de uma "nova história"...
Porque quanto mais intensas forem as relações criadas pelas modernas tecnologias e mais ampliadas forem as Fronteiras eespaços criados pelo mundo digital, tanto mais o sacerdote será chamado a ocupar-se disso pastoralmente, multiplicando o seu empenho em colocar os meios de comunicação à serviço da Palavra.
Aos presbíteros é pedida a capacidade de estarem presentes no mundo digital em constante fidelidade à mensagem evangélica...
A fim de desempenharem o próprio papel de animadores de comunidades e de formadores de opinião, utilizando a nova geração dos recursos audiovisuais disponíveis (fotografia, vídeo, animações, blogs, páginas na internet) que representam ocasiões inéditas de diálogo e meios úteis para a evangelização e a catequese.
"...Através dos meios modernos de comunicação, o sacerdote poderá dar a conhecer a vida da Igreja e ajudar os homens de hoje a descobrirem o rosto de Cristo de forma criativa e sólida de acordo com a doutrina da Igreja e a mensagem de Jesus."
A Igreja é chamada a exercer um serviço à cultura no atual «continente digital»...
Com o Evangelho nas mãos e no coração, é preciso reafirmar que é tempo também de continuar a preparar caminhos que conduzam à Palavra de Deus, não descuindando de uma atenção particular por quem se encontra em condição de busca, mas antes procurando mantê-la desperta como primeiro passo para a evangelização.
Efetivamente, uma Pastoral no mundo digital é chamada a ter em conta também aqueles que não acreditam, que caíram no desânimo e cultivam no coração desejos de absoluto e de verdades não caducas, dado que os novos meios permitem entrar em contacto com crentes de todas as religiões, com não-crentes e pessoas de todas as culturas.
"O desenvolvimento das novas tecnologias e, na sua dimensão global, todo o mundo digital representam um grande recurso, tanto para a humanidade no seu todo como para o homem na singularidade do seu ser, e um estímulo para o confronto e o diálogo com o diferente."
Os novos meios de comunicação oferecem aos presbíteros perspectivas sempre novas e pastoralmente ilimitadas...
Que os solicitam a valorizar a dimensão universal da Igreja para uma comunhão ampla e concreta, a serem no mundo de hoje testemunhas da vida sempre nova pregada por Jesus em seu ministério.
"...A vós, queridos Sacerdotes, renovo o convite a que aproveiteis
com sabedoria as singulares oportunidades oferecidas pela comunicação moderna. "
Que o Senhor vos torne apaixonados anunciadores da Boa Nova nos novos areópagos (espaços públicos) criados pelos meios actuais de comunicação.
Com estes votos, invoco sobre vós a proteção da Mãe de Deus e do Santo Cura d’Ars e, com afeto, concedo a cada um minha Bênção Apostólica.
Papa Bento XVI.
Vaticano, 24 de Janeiro de 2010.
Festa de São Francisco de Sales.
"Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura" (Mc 16,15).
ResponderExcluirA internet é sim um meio eficaz para colocar em prática o pedido que encontramos no evangelho de Marcos. Nos dias de hoje, essa ferramenta nos leva a "ir por todo o mundo", então, é dever do Cristão usar esse mecanismo para anunciar a palavra de Deus.
Ana Paula (Paróquia Santo Cristo dos Milagres - Niterói)