quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Choro, lágrimas e contentamento de uma alma.


Hoje quero derramar meu coração em palavras... 
Pergunto: por que desta alegria?
Porque a três anos passados eu era ordenado Sacerdote da Igreja.

Lembro com alegria e gratidão os amigos que lá estiveram presentes.
Lembro do tanto que chorei ouvindo Diante do Trono cantar: "Preciso de Ti".
Lembro da satisfação em ver os meus queridos presentes naquele dia único e sagrado.

Hoje voltei à Igreja onde fui ordenado.
O Silêncio do templo, a brisa leve que entrava pela porta frontal da Igreja.
As imagens, a cruz central, o sacrário que me leva a contemplar o mistério da fé....
Tudo preenche meu coração.
Fui restabelecer minha comunhão com o Pai através da reconciliação.
Agradeci ao Bom Deus pelos anos servindo a Igreja.
Pela minha conversão, pelo tanto que Ele significa para mim, pobre e humilde servo.


Confesso, apesar de minha fraqueza na fé:
Amo a Igreja, porque nela me sinto filho de um pai amoroso.
Amo a Igreja, porque Ela nunca me ensinou a errar.
E porque se erro, é por minha pura e única responsabilidade.

Amo celebrar a Eucaristia..
Momento sublime e riqueza mais sagrada da Igreja.
Amo estar com os que professam a mesma fé que eu.
E me sinto bem (também) com os que professam uma fé diferente.

Diante de tudo o que sinto, olhando para os espelhos de minh'alma, pergunto a mim mesmo:

Quem sou Eu?
Já me fiz esta pergunta várias vezes, e só consegui respondê-la num dia, em que usando metáforas, tentei decifrar o que vejo, quando me olho no espelho, ou quando escrevo meus textos.

Quer entender um pouco desse frei?

Sou um andarilho no meio da estrada..
Sou um pote de água parado em cima daquela montanha...
Sou o menino em cima da árvore a olhar o céu...
Sou a pipa que voou e nunca mais voltou...
Sou o passarinho que se perdeu do bando na ultima primavera...

Sou a garrafa que veio parar na areia daquela praia deserta...
Sou o náufrago no meio do mar em cima da jangada...(Porque amo os filmes do Tom Hanks)
Sou um visionário que ama coisas velhas, baús, discos, lustres antigos, roupas antiquadas e quadriculadas...
Sou o reflexo de vôvo Isaías que passou por esta terra no último verão e se foi...(quem o conheceu, sabe do que falo).


Sou um observador de minhas sombras e luzes..
Sou um carioca de alma mineira...
Um acreano sem sotaque remando no rio...
Um capixaba peregrino por filiação paterna...
Um navegante sem barco....

Sou um escritor sem livro...
Um estudante sem diploma...
Um andarilho de mochila...
Um olhar e um teclado.

Hoje, quero corresponder,

Com a oferta do meu viver
Ao apelo de Deus em meu coração.
Quero ofertar minha vida,
E render ao meu Senhor tudo o que tenho e sou.

Gastar os meus dias
Minha juventude, por amor
Porque o meu perfume não se espalhará
Se não me derramar pelo teu amor, ó meu Senhor..

Essa é a questão.
Salamaleiko.
Graças Pai.

Frei Eduardo F. melo
27 de Janeiro de 2011.

8 comentários:

  1. Querido amigo, que foto maravilhosa. É uma imensa honra ter podido conviver com você e aprender tudo que pude absorver. É esplêndido ver um jovem com tanto amor à Deus, com tanta dedicação com às coisas do Pai. Seu texto acima é uma poesia agradabilíssima aos nossos olhos. PARABÉNS pelo dia de hoje; mas o presente é todo nosso. Beijo no coração. Aline Lopes.

    ResponderExcluir
  2. Estou encantada com suas palavras,parabéns pelo seu SIM ao convite do PAI,sua vocação é muito inportante para cada um de nós,muitas bençãos e alagria no seu ministério.Beth

    ResponderExcluir
  3. __________________________

    Queridas..Aliny e Beth.
    Valeu pela mensagem...
    alegria e contentamento.
    palavras que vem ao coração no dia de hoje.
    Salamaleiko.
    Abraço a todos.
    ______________________

    ResponderExcluir
  4. Eu estava presente neste momento tão importante...escondido, vi do alto daquela Igreja tão histórico um histórico fato...vendo o Frei Eduardo celebrar, só podemos concluir a frase que me veio hoje ao saber do aniversário de sua Ordenação: "com tanta vida no Altar...parece que foi ontem!" e, com certeza, vai continuar parecendo até quando Deus assim o desejar. Parabéns meu irmão!!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pra ti , com certeza Deus habita seu coração onde quer que vc esteja,vc trascende aos espaços físicos e estruturas de concreto. Parabéns ,parabéns , parabéns e parabéns pra nós por termos vc. Beijão !!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Salve Caro amigo!... Parabéns por essa realização à configuração de Christo. Ao ler essas palavras, mais uma vez meu coração se anima com teu exemplo de sacerdócio e de cristão acima de tudo. colocarei este texto no meu blog tb, como homenagem e agradecimento ao Sr, por sua vida. Forte abraço.

    ResponderExcluir
  7. ________________________

    REnata...
    que coisa mais bonita isso que voce escreveu!
    Graças Pai pelo presente que e´estar aqui em santa Teresa. Obrigado senhor, por tanta gente boa que surge em meu caminho...
    Ela disse:
    "vc trascende aos espaços físicos e estruturas de concreto".
    é coisa bonita mesmo...Queira Tu, ó Deus, que eu seja sempre assim.
    um transcendente no imanente...
    Um abraço querida..a paz.
    ___________________

    ResponderExcluir
  8. Valeu heraldo...
    Voce é o cara, mano!
    abração...a paz.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.