domingo, 24 de abril de 2011

Máximas sobre o perdão.


Porque Perdoar?

PERDOAR não é rebaixar-se, bancar o bonzinho, perder a personalidade.

PERDOAR não é justificar o erro alheio, nem tolerar cega e ingenuamente os defeitos da outra pessoa.

PERDOAR não é colocar uma pedra em cima dos fatos, nem virar a página da vida e dizer: - eu te perdôo, mas não esqueço do que você fez comigo.

PERDOAR é reconhecer que o outro está errado, discordar de tal erro, mas dar a chance para a pessoa melhorar.

PERDOAR é emitir um juízo de valor sobre um comportamento ou ação de uma pessoa e dizer se isso é bom ou ruim. Mas nunca emitir um juízo de  condenação.
Nunca devemos dizer que a pessoa é boa ou ruim só por aquilo que ela fez. As pessoas mudam, como tudo muda o tempo todo.

Sim, perdoar é dizer: - tu estás errado, mas eu não te elimino, não te destruo, nem te agrido. Nem te Odeio.

PERDOAR é reconhecer que a outra pessoa precisa de compreensão. E que precisa mudar também para que o relacionamento se torne mais equilibrado.

PERDOAR é dar a chance da outra pessoa  progredir e melhorar, mas não permitir que ela use desta chance para continuar se aproveitando da bondade de quem perdoou.

PERDOAR é um ato de esperança no crescimento e amadurecimento do outro.

Portanto, o perdão não é um direito humano, mas um dom, um gesto gratuito de fé.

PERDOAR é um presente que dou a quem me ofendeu. Mas que me faz esperar que ela não repita de novo as mesmas atitudes.

PERDOAR é uma atitude humana e divina, que consiste em não concordar com o pecado, nem com as motivações que levaram a pessoa a errar.

Quem perdoa tenta compreender o pecador, vivendo do mesmo jeito que Jesus conviveu com os pecadores de seu tempo. A verdade é que o perdão é também necessário para a nossa saúde física, psíquica e espiritual!

Mas para que o PERDÃO seja verdadeiro, é preciso que, quem errou, primeiro reconheça a sua necessidade de mudança e conversão. Caso contrário, o pedido de perdão será falso, e quem foi ferido (a) terá insegurança em perdoar.

"Está mais que comprovado que o ódio, a mágoa e o ressentimento provocam úlceras, dores de cabeça, de coluna, de estômago e um monte de outras enfermidades. Certos problemas do coração humano são ocasionados pela de falta de perdão. Perdoe, e sua saúde será recompensada para sempre!"

Pelo perdão superamos insônias, ciúmes, invejas, depressões, medos e ansiedades.
Nossa oração toma novo vigor e seu efeito será visível.

A FALTA DE PERDÃO impede a ação da Graça de Deus sobre nós.

Quem perdoa, renasce, revive, liberta-se e cresce. O sucesso de Jesus foi o Perdão, quando ele rezou na Cruz: “Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que fazem”.
É ainda Jesus que nos ensina a perdoar até setenta vezes sete, inclusive a perdoar os inimigos.

Ele incluiu na Oração do Pai-Nosso e concluiu a oração reforçando a exortação: “se não perdoardes, vosso Pai também não vos perdoará!”.
( Mt. 6, 15)

Perdoar e ser perdoado é reencontrar um dom perdido, é dar de novo o que foi esbanjado. É nascer de novo para a vida. Perdoar é dom dado e recebido.

Pelo perdão, voltamos a ser irmãos e acolhemos o outro do jeito que ele é de fato acreditando que ele pode mudar. o dom do Perdão vem do Coração de Deus, e não de nossa natureza rebelde. O perdão é o amor de Deus ao exagero, pois quem perdoa ama aos extremos.

PERDOAR é restaurar o humano que se perdeu, que se desfigurou em nós e nos outros.
Pelo ódio, pela raiva e ofensas, o ser humano que há em nós sofre deformações. Talvez por isso, tenhamos tantas rugas no rosto e no corpo...

O PERDÃO recupera a vida e restaura o coração para a gratidão do amor.

Lembremos que os Grandes homens e mulheres da História da Fé foram pessoas que viveram o perdão até suas últimas conseqüências, porque penaram para aprendê-lo na vida.
Assim devemos confiar nosso amanhã a Deus, na certeza de que ele nos quer bem! Jesus declarou a um homem ansioso e decepcionado com a vida: “Se creres verás a glória de Deus.”  O mesmo convite se estende a todos nós!

Salamaleiko.

Ricardo peter - "Respeita teus Limites"

4 comentários:

  1. "Diga quem mais você perdoou na vida, então te direi quem você mais amou"...

    Freeeiiii, q saudade.

    bjaooo

    ResponderExcluir
  2. Como e importante perdoar,que Deus me ajude !!!
    Obrigada Frei Eduardo por esse carinho, você não sabe como tem sido importante suas palavras para mim.
    Um grande abraço!!!
    Beatriz

    ResponderExcluir
  3. Como aprendi com Padre Mauricio; " Quem perdoa não adoece e não morre"

    Abraços de Linhares/ ES

    ResponderExcluir
  4. Frei,essas máximas sobre o perdão me trouxeram duas lembranças: uma recente e outra antiga. Lembrei dos tempos do EAC, devia ter mais ou menos uns 15 anos, quando em uma reunião de círculo sobre o "Pai nosso", o meu dirigente destacou exatamente: "...perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido". Eu nunca mais esqueci, pois ele nos mostrou o compromisso que nós fazíamos com Deus ao rezar essa oração. Semana passada, uma colega do trabalho que não é ligada a nenhuma religião, falando sobre o acidente que o ex-marido sofreu, disse: - Ana Paula, o Pai Nosso é mágico! Depois de tudo o que ele me fez, de todo sofrimento, quando ele segurou em minha mão e pediu para rezar por ele, esqueci tudo. Comecei a rezar o Pai Nosso e quando chegava nessa parte "perdoai-nos as nossas ofensas, assim ...", eu ia me acalmando. O Pai Nosso é mágico!
    Essa duas lembranças me fizeram refletir sobre a importância da oração, em estar permanentemente em contato com Deus.
    Paz e Bem!
    Ana Paula (Paróquia Santo Cristo dos Milagres).

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.