quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Nas Fronteiras da Missão.



A Ordem Franciscana...
é uma ordem de irmãos cuja missão é viver a pobreza, a obediência e a Fraternidade segundo o carisma de São Francisco. Estamos presentes nas mais diversas realidades da Igreja espalhada pelo mundo inteiro.

Somos uma Ordem de Frades católicos...
cujo desafio é colocarmos em prática o ideal da Regra dos Frades Menores, sonhada por Jesus e revelada a São Francisco: Viver o santo Evangelho.
Estamos em outros tempos.
Somos hoje desafiados por valores e crenças de um mundo bem diferente ao mundo do santo de Assis. Mas ainda assim, creio firmemente que temos uma resposta para esse desafio.

Estive recentemente visitando a Missão dos Capuchinhos da Província do Amazonas.
Conviver com os frades e pisar no chão da realidade amazônica fez despertar em meu coração sentimentos de gratidão a nosso Senhor.

Estar ali naquele chão, olhar aquele povo tão humilde, aquela gente de tão bom coração, fez-me lembrar a vastidão do universo em que me encontro e o contemplar a brevidade desta vida. Reconheçi entrelinhas e entrefatos, o tanto que posso ainda doar minha vida pela Missão.
Hoje novamente creio: É isso que eu busco. É isso que eu quero. É isso que amo.


Eu amo são Francisco.
Porque sei que há Franciscanos cortando estradas do mundo enfrentando missões nos mais amplos espaços do planeta  e com isso me identifico.
Lembro-me dos missionários capuchinhos que dão seu sangue na difícil missão de Angola. Lá a pobreza do povo e o estado de saúde precário das pessoas dilaceram qualquer coração mais inquieto.


Eu amo São Francisco.
Porque sei que há Frades peregrinos e ambulantes que semeiam a paz no interior do Nordeste do nosso Brasil. Só eles podem nos ensinar o que significa o mandamento de Jesus de que deveríamos andar pregando o Evangelho sem medo das distâncias.

Eu amo São Francisco.
Lembro-me dos Franciscanos e Franciscanas que juntaram-se para representar a MISSÃO FRANCISCANA DE PAZ na ONU. Atualmente, eles possuem o “status” de uma organização não-governamental, chamada “Franciscans International” que com inteligência e sagacidade monumental tem representado a Ordem nas mais diversas frentes ativistas na busca pela paz e pela igualdade de direitos junto aos mais pobres e sofredores deste mundo.

Eu amo São Francisco.
Porque sei que há frades da Província do Amazonas que dão o sangue e o suor pela divulgação do Evangelho naquelas terras. 
Nosso missionários cortam o rio Amazonas e o Solimões de barco por dias afinco, saindo da capital Manaus até Tabatinga e de lá para São Gabriel da Cachoeira (no fim do estado). Frei Gino e Frei Paulo, amigos de caminhada, parabéns pelo zelo incansável e pelo o ardor missionário que não os acomoda nas grandes estruturas do tempo.

Lá os freis procuram estar nos lugares mais afastados, como em áreas de fronteira, e atendendo às populações mais pobres do Amazonas, como as ribeirinhas e os índios. Simplicidade, proximidade do povo e rotina de oração são os pilares da nossa ordem naquelas bandas.


Eu amo São Francisco.
Lembro-me dos irmãos da Toca de assis, incansáveis no serviço aos mais pobres, no amor à Eucaristia e na devoção aos santos de nossa Ordem. A tantos irmãos e irmãs que sentindo a inspiração divina, seguiram e ainda seguem mais de perto os passos de São Francisco de Assis: pobre, humilde, casto e obediente.

Eu amo São Francisco.
Faço Memória dos irmãos que iniciaram a missão Capuchinha na Finlândia e na Groelândia cinco anos passados. Estive lendo na Publicação Internacional da Ordem (Analecta Ordinis) tempos atrás, que os frades estavam investindo sériamente na missão ad gentes naquele país, terra do frio, lugar em que por seis meses do ano é "puro sol", e nos outros seis meses "pura noite".

Eu Amo São Francisco.
Recordo-me com tanta alegria dos irmãos de todas as Familias Franciscanas do páis, em especial à UMF (União Missionária Franciscana) que é um movimento eclesial, para ajudar a conhecer, a amar o apostolado missionário e auxiliar os Missionários Fransciscanos, sobretudo pela oração, promoção de vocações missionárias, apoio moral e material.


Eu Amo São Francisco.
Lembro-me do incansável trabalho dos irmãos capuchinhos que abraçaram a missão no estado de Roraima. Aos freis que decidiram a partir quais peregrinos para aquelas terras, e sem medir esforços e o preço da própria vida, apóiam os indíginas da Reserva Raposa Serra do Sol em sua luta contra os madereiros e produtores de arroz que lutam pelas terras já demarcadas como reservas indígenas. Pela coragem imensa, pelo ardor missionário que transforma acomodação em angústia vital, a nossa luta e o nosso brado de salamaleiko.

Eu Amo São Francisco.
Aos Frades e leigos envolvidos na Comissão Pastoral da Terra (CPT - nacional) que enfrentam perseguições da parte dos grandes produtores rurais e madeireiros na Região Norte do país. Pela força de resistencia, pelo sangue dos mártires da caminhada, pelo encanto à causa dos mais pobres, esses irmãos nos ensinam que a história e a dura realidade dos sem terra é muito mais sofrida do que o nosso pequeno mundinho pode revelar.


Enfim, eu te agradeço meu São Francisco porque se não fosse teu amor, tua coragem e tua busca pela vontade do Senhor, nós não teríamos a família que somos hoje, espalhada por todos os cantos deste planeta.
Salamaleiko meu pai !!!

"...Com São Francisco, aceitemos nossa pequenez. Vivamos intensamente nossos relacionamentos. Acolhamos o próximo com suas imperfeições, dores e esperanças. Contemplemos nossa história como um desafio de aprimoramento."

Defendamos o direito.
Demos a mão ao pobre. Aguardemos!
Breve, brilhará o sol da justiça, trazendo cura sob suas asas."

Frei Eduardo F. Melo
Amazônia - MA
24 de Agosto de 2010.

3 comentários:

  1. É uma nobre causa.

    Eu sigo na luta de algo parecido, mas reconheço minha extrema humanidade, sigo na cura do corpo. Vou caminhar por uma das muitas vertentes que levarão aos mesmos fins, não é a mais nobre, mas por ora ( e talvez sempre) é o que eu posso oferecer de mim mesma, minha humanidade e meus pecados humanos.

    ResponderExcluir
  2. OLA, FREI, Meu nome é José de Arimatéia Olegário... eu gostaria que o senhor me enviaste seu email, pois lhe desejo escrever minha história através de uma carta, gostei de seu blog.. por favor aguardo ansiosamente,, meu meail é... j.olegario_87@hotmail.com abraço, PAZ E BEM SR. FREI.

    ResponderExcluir
  3. Ainda existimos!

    Meu blog: http://soturna-gotica.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.