sábado, 10 de outubro de 2009

COMO DEUS É?


"Ele é a imagem do Deus invisível,
O primogênito de toda criação ".
(Cl 1,15)

Confesso que explicar Deus para as pessoas sempre foi um desafio para mim. Confesso também que na adolescência tinha uma dificuldade enorme de me expressar de maneira correta.




Lendo um pouco de Filosofia pude perceber. Muitas culturas forjaram idéias sobre Deus. Os babilônios, os Egípcios, os persas, os gregos e os romanos, nutriam conceitos sobre a divindade que lhes auxiliavam na dura construção de suas culturas. Contudo não passavam de abstrações, meras especulações que tentavam definir o perfil do caráter de Deus.

Lembro-me que certa vez fui convidado para dar uma aula, ou fazer uma exposição sobre espiritualidade cristã para uma turma de ensino médio de um colégio público da minha cidade. Eu morava em Petrópolis e na época, fui recebido com certa alegria por alguns alunos daquela escola. Eram meus amigos e esperavam um bom discurso. Logo que terminei uma exposição, uma aluna desconhecida e de aparência exótica fez meio-me a pergunta seguinte:

- Frei, Por Deus um sendo um Pai de bondade, prefere o silêncio para melhor se manifestar, e para melhor ser amado e compreendido, ainda precisa ser explicado pelas pessoas?
Senti-me totalmente frustrado naquele dia. Pude entender que minhas palavras e meus conhecimentos Teológicos não foram suficientes para convencer aquela adolescente. Soberbamente pensei que daria conta de explicar-lhes o mistério de Deus. Tolice bobagem da minha cabeça e juvenil ...

Hoje, estou convencido de que só é possível crer
Quando somos Capazes de dar um salto na fé.

Precisávamos que Deus viesse até nós, que Ele se tornasse palpável para nos abrir uma janela de compreensão mais plausível. Que o conceito se tornasse carne e víssemos com os nossos próprios olhos uma realidade divina. Por isso, o evangelista João sabiamente escreveu para os gregos de seu tempo:

"E o Verbo se fez carne e habitou entre nós e vimos uma sua glória como do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade"
(JO 1, 14).

A maior notícia que o cristianismo trouxe à humanidade é a de que Deus é identico a Jesus Cristo e que Ele nos quer bem. Quando precisamos entender o amor de Deus, devemos olhar para Jesus cuidando dos excluídos e dos Doentes (Lc 13, 10-17)

Quando precisamos equacionar justiça e misericórdia, devemos olhar para Jesus perdoando uma mulher apanhada no próprio ato do Adultério (Lc 7, 36-50).

Quando precisamos entender sobre Vida Eterna, devemos ouvir Jesus afirmando ao ladrão na cruz: "Hoje estarás comigo no paraíso"
(Lc 23, 43).


Deus percebeu que as definições filosóficas e religiosas sobre a divindade eram insignificantes. Carecíamos de colo, abraço, afeto, carinho e afirmação. Por isso Ele enviou Seu Filho para que, nas madrugadas escuras das noites existenciais, saibamos que o seu amor é real e não apenas uma divagação de palavras soltas ao vento.

E que assim creiamos em Deus. Ele sabe de nós ...

Frei Eduardo F. Melo
Texto Antigo - 2 º ano de Teologia.
Petrópolis - 2004.
5 anos atrás.

Um comentário:

  1. Aquilo que não nos mata, nos fortalece, fortaleçe talves a nossa fé, talves a nossa impotencia diante dos fatos ,ou talves forteleça laços de amizade. RENATA PRETTI

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.