quarta-feira, 26 de agosto de 2009

ALBO LAPIDE - NOTARE DIE - resquicios de um andante.





Um dia tentei escrever do que via em mim.
Claro, tenho convicção de que muito pouco sei do que sou e do que represento.
Cônscio da fugacidade do pintor que desenha a si mesmo, como um andante que se tornou entalhador e carpinteiro de sua própria madeira, vejo minha imagem melhor refletida no que creio, no que amo, nas minhas inspiraçoes musicais, estéticas e reais.
Percebo-me também melhor nas pessoas que amo. Algumas estão aqui...representadas por imagens.
Outras, por tão grande alquimia, fundiram-se no que sou.
Palavras de um observador...

Frei Eduardo F. Melo


Você encontra algo a meu respeito nas poesias e no jeito leve de ser do poeta ARIANO SUASSUNA.
Nos livros de fotografia do SEBASTIÃO SALGADO quando ele esteve na África clicando o Exôdo e entre os carvoeiros do Pará.
Na música instrumental do meu grande guitarrista FRANK ZAPPA.
No instrumento que amo e admiro, a BATERIA e o pandeiro.
Na rabeca do ANTÔNIO NÓBREGA.
Nas letras do CORDEL DO FOGO ENCANTADO.
Na poesia maravilhosa e no violão do meu mestre LENINE.

Na forma simples e alegre de tocar do HERMETO PASCOAL, com quem me encontrei algumas vezes e me tornei admirador.
Nas letras e na voz rouca do CARTOLA, cantando samba num buteco do morro da mangueira.
No bar do PAINHO em Cabo Frio, comendo caldeirada de Arraia e casquinha de ciri com meu parceiro RAFAEL.
Na subida da pedra do Reino em JUAZEIRO DO NORTE rumo ao padre Cícero.
Você vai me encontrar também nas montanhas históricas de MACHU PICCHU. Foi lá o melhor lugar que estive até hoje, porque ali pude sentir mais próximo o toque de Deus- eterno de minh´alma”.
Você vai me encontrar celebrando a EUCARISTIA, maior riqueza do meu coração, da Igreja e do Mundo.





Você vai me encontrar numa floresta do ACRE, visitando o pessoal e comendo um peixinho frito em meio à missão. Foi lá que deixei parte do meu coração.
Você vai me encontrar subindo pra São Paulo pela Dutra andando por seis dias debaixo de chuva. Descendo para o Rio vindo de Minas em 5 dias.
Descansando debaixo da árvore do quital daqui de casa, na certa ouvindo dead can dance ou ainda os sons da natureza.

Você vai me encontrar no meio da noite em meio aos livros e poemas do Ricardo Gondim, do Fernando Pessoa, do Abraam Joshua Reschel, do Rubem Alves.
Nas manhãs de sol de santa teresa lendo os textos que amo da Bíblia...

Você vai me encontrar ao lado de MEU PAI a quem amo e admiro, jogando sinuca e celebrando a vida.
No coração da minha MÃE que ora todos os dias por mim.
Você vai me encontrar também num REGISTRO DE CARTÓRIO em São Gonçalo, no Rio de Janeiro. Mas lá só o superficial: nome, sobrenome, filiação e números.

Sou mais que isso. Sou alma. Sou coração. Sou abraço. Sou da vida. Sou do mundo. Sou da missão. Sou da Igreja. Sou das leituras. Sou do pensar. Sou da estrada. Sou assim.
Vida que segue.
illic est oculus qua res quam adamamus -Os pés irão onde quiser o coração.

O melhor ainda está por vir!

Frei Eduardo F. Melo
Shalom..haus blows.

2 comentários:

  1. Frei Eduardo, Boa Noite.
    Li seus comentários sobre ter viajado a pé para alguns lugares, tomo poís a liberdade de lhe perguntar, sobre alguns viajantes que já encontrei nesse Brasil (conheço 16 estados para onde viajei a trabalho). Invariávelmente usam um hábito ou tunica muito simples, e um cruz em madeira pendurada no pescoço por um cordão (possívelmente o Tau). alguns andam descalços, aliás a grande maioria, e já vi desde adolescentes até Srs de idade, com barba e cabelos compridos e já grisalhos. Como geralmente eu estava de ônibus, ou carana em algum carro, nunca pude conversar ou parar para saber mais a respeito de qual ordem eles pertenceriam. O Sr conhece ou tem conhecimento se seriam franciscanos?
    Um grande abraço
    Fernando
    fsxavier@bol.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá Frei, tive o privilégio de ouvir suas palavras recentemente em Marilândia ES, onde fui na missa de encerramento do Cursilho masculino...me encantei com sua homilia...firme, clara, atual e limpa!! Parabéns tb por sua voz....que trasmite tranquilidade quando canta. Lendo seu blog o admiro ainda mais. Parabéns por sua jornada nessa vida!

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.