quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Meu amor e minha Sina...


Simone Lucie Ernestine...
Mais conhecida como Simone de Beauvoir, foi uma escritora, filósofa existencialista e feminista francesa que viveu na Europa até o ano de 1986.
Ela teve obras lançadas nas mais diversas áreas do conhecimento humano: romances, filosofia, política, sociedade. Ainda escreveu alguns ensaios sobre linguística e uma autobiografia se destacando com uma das mais renomadas discipulas de Jean Paul Sartre na Sorbonne.

Meio que por acaso, remexendo em minhas pastas e fichamentos essa semana, encontrei um fragmento de texto que veio a calhar com este momento.

Outro dia questionei-me sobre a utilidade de manter este blog atualizado semanalmente.
Tanto trabalho, pra quê? pensei.
Escrevo pra quem?
Porque sinto a necessidade constante de expôr-me em idéias?
Dúvidas sobrevoaram meu coração.

A idéia de manter este canal de comunicação com os leitores amigos tem gerado em mim, ao mesmo tempo, alento e esperança, cansaço e consolo, além da exigência e disciplina nas leituras. Confesso que não tem sido fácil.
Hoje aceito com a alegria os conselhos da sábia escritora.
Faço questão de postá-los aqui no Blog.

Boa leitura.
Salamaleiko irmãos!

ESCREVO PARA SUPERAR A DOR.
Um texto de Simone de Beauvoir.

Nos períodos mais difíceis da minha vida...
rabiscar frases e pensar textos - ainda que nunca fossem lidos por ninguém - me trazia o mesmo conforto que a reza, para quem tem fé...
Através da linguagem ultrapasso minha história particular e comungo com toda a humanidade.
Toda dor dilacera, mas o que torna a dor intolerável é que quem a sente tem a impressão de estar separado do resto do mundo.

Creio que quando a dor é partilhada, ela ao menos deixa de ser um exílio.
Por isso afirmo: não é por deleite, por exibicionismo ou por provocação que muitas vezes os escritores relatam experiências terríveis ou desoladoras de suas almas.

"Os escritores sabem que por intermédio das palavras, eles conseguem universalizar a dor e permitem que os leitores conheçam, em seus sofrimentos individuais, os consolos da fraternidade."

Em minha opinião, essa é uma das funções essenciais da literatura, e o que, para mim, a torna insubstituível e essencial:

"Escrevo para superar a solidão que é comum a todos nós e que, no entanto, faz com que nos tornemos próximos e dependentes de algum modo uns dos outros."

Por isso também escrevo.
Por que sei que sozinho sou menos Feliz que quando estou ao lado dos que me querem bem. E hoje é só isso que posso dizer.

Frei Eduardo F. melo
Santa Teresa - ES
13 de outubro- 2010.

10 comentários:

  1. Bom dia Frei,toda veez que leio esse texto me identifico de alguma forma com ele,aliás me identifico totalmente com ele é mais fácil reconhecer o sofrimento nos outros do que em nós mesmos, e também sair da condição de "O meu Deus como eu sofro".. rsrs..è muito bom sair da condição de vítima e poder tomar o rumo da própia vida! Pelo menos tentar! E ter um lugar onde possa escrever sobre isso,Talves essa seja uma das finalidades de ter um blog. Renata.

    ResponderExcluir
  2. Frei amado, seu blog é instrumento de Deus para muitos, tenha a certeza disso.
    Qdo me pego distante da minha missão, sem esperança de continuar lutando por um sonho, venho aqui para me lembrar que é no silêncio do meu coração que Deus mais me fala, venho aqui ver sua dedicação e humildade com o próximo, enfim... Seu blog é fundamental p o meu reabastecimento... é um grande combustível p mim!!! Deus seja louvado pela sua vida, pelo seu SIM a Deus!!

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Frei!
    Sou sobrinho do Pe Gabriel Selong, o qual já comentastes em seu blog.
    Tenho lido seu blog com frequência!
    Não desista!!
    Abraços
    Cláudio Selonk

    ResponderExcluir
  4. Salve irmão.
    Claudio, que alegria receber suas palavras por aqui.
    Gostaria de encontrar de novo o Padre Gabriel.
    Ele está vivo ainda?
    Está morando aonde?
    Por favor, ao ler este comentario, me responsa aí embaixo.
    Um abraço.
    A paz de Cristo.
    Frei Eduardo F.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Frei!!
    O texto parece ser de identificação imediata para os que escrevem sua dor e também sua alegria. Tenho a mesma sensação que Simone, escrever para superar a dor, sem muita excel~encia como vcs dois também escrevo para matar a solidão.
    Ler sua palavras no blog e poder trazer a sua presença tão marcante para perto.
    É estar acessível a essa sabedoria genuína. As vezes leio alguns textos e são como conselhos estão postados como acalentadores da alma que pulsa em ouvir o que se lê.
    Não desista.
    Abçs!!!!

    ResponderExcluir
  6. OLá pessoal..
    A fim de ajudar nossa comunicação gostaria de deixassem sempre o nome de voces ao postarem comentarios, se não for pedir muito, é claro...rsrsrs
    Assim a gente pode estabalecer aquele contato legal sempre.
    Um abraço..
    A paz.

    Frei Eduardo F.
    _______________________________

    ResponderExcluir
  7. Frei:

    Pe Gabriel Selonkg está bem, apesar de um recente AVC.
    Mora na congregação Verbo Divino em Juiz de Fora (032-32299820).

    Grande Abraço

    Cláudio Selonk

    ResponderExcluir
  8. Frei querido,

    Você disse "Escrevo prá quem?" - Pois eu te digo, escreves pra pessoas que gostam de vc, que desejam seu bem, que entendem seu coração e a leveza de sua alma. Escreve pra pessoas que precisam te ouvir, acalentando e consolando corações inquietos. Escreve ainda, prá nós leigas discípulas missionárias, dando-nos mais conhecimentos de sua grande sabedoria.Enfim, escreve prá todos, que tenho certeza, de que em algum momento precisa te ouvir.

    Paz e bem, prá vc também!!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Olha que curioso, essa semana vi uma frase no twitter com a qual me identifiquei, sei que já comentei antes nesse texto, em postagens mais antigas, mas vale retornar.

    "Não sou poeta! Busco preencher o espaço em branco com signos que me traduzam e sonorizá- los! No fundo... é uma auto ajuda particular! rs"

    De Fernando Anitelli, idealizador e criador do Teatro Mágico.

    ^^

    ResponderExcluir
  10. BOa noite Frei
    As vezes somos arrebatados por esses questionamentos, de porquê? para quê? ou para quem? Talvez seja uma comparação em exagero para muitos, mas considero assim.
    Seus textos, os pensamnetos que já leu e refletiu, as reflexões da vida que fazes neste espaço, mantê-los atualizados e continuar a existência desse blog para mim e sem dúvidas para muitos é semelhente a ser cristão é manter nossa fé atualizada.
    Acho um dom formidável saber escrever de forma que toque o coração e aquiete a alma que clama pelas coisas que o Senhor esreve.
    Desistir é o que propõe o mundo co suas loucuras.
    Persistir é o que nos ensina Deus e pessoas sábias como você.
    Não desista
    Namastê.
    Namastê

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.